quarta-feira, 29 de junho de 2011
O que é Balanced Scorecard?
O balanced scorecard é um planejamento estratégico e sistema de gestão que é amplamente utilizado no mundo dos negócios, da indústria, governos e organizações sem fins lucrativos em todo o mundo para alinhar as atividades de negócios para a visão e a estratégia da organização, melhorar a comunicação interna e externa, e monitorar o desempenho da organização. Foi originado pelos drs. Robert Kaplan (Harvard Business School) e David Norton como um quadro de avaliação de desempenho que acrescentou medidas estratégicas de desempenho não financeiros às tradicionais métricas financeiras, para dar aos gestores e executivos uma visão mais "equilibrada" do desempenho organizacional. Enquanto o scorecard ia sendo desenvolvido no início dos anos 1990, a General Electric já trabalhava com seus relatórios de medição de desempenho desde os anos 1950 adaptando o Tableau de Bord (literalmente um painel de medidas de desempenho), desenvolvido em meados do século 20 por engenheiros franceses.
O balanced scorecard evoluiu a partir do seu uso precoce como uma estrutura simples de medição de desempenho para um planejamento estratégico e sistema de gestão. O balanced scorecard "novo" transforma um plano estratégico de uma organização num documento atraente. Ele fornece uma estrutura que não só fornece medições de desempenho, mas ajuda os planejadores a identificar o que deve ser feito e medido. Ele permite que os executivos realmente executem suas estratégias.
Esta nova abordagem à gestão estratégica, foi detalhada em uma série de artigos e livros pelos drs. Kaplan e Norton reconhecendo alguns dos pontos fracos e imprecisões de abordagens de gestão. A abordagem do balanced scorecard fornece uma prescrição clara sobre o que as empresas devem medir, a fim de "equilíbrar" suas perspectivas financeiras. O balanced scorecard é um sistema de gestão (não apenas um sistema de medição) que permite que as organizações esclareçam sua visão e estratégia a fim de traduzi-los em ação. Ele fornece um retorno em torno de ambos os processos internos do negócio e dos resultados externos, a fim de melhorar continuamente o desempenho estratégico e de seus resultados. Quando totalmente implantado, o balanced scorecard transforma o planejamento estratégico em um centro nervoso da empresa.
Kaplan e Norton descrevem a inovação do balanced scorecard como segue:
"O balanced scorecard mantém medidas financeiras tradicionais. Mas as medidas financeiras contam a história de eventos passados, uma história adequada para as empresas da era industrial para o qual os investimentos em longo prazo capacidades e relacionamentos com os clientes não eram críticos para o sucesso. Estas medidas financeiras são inadequadas, no entanto , para orientar e avaliar o caminho que as empresas da era da informação devem fazer para criar valor futuro através do investimento em clientes, fornecedores, funcionários, processos, tecnologia e inovação. "
PerspectivasO balanced scorecard sugere que a visão da organização deve ser feita sob quatro perspectivas, sendo elas;
1) A perspectiva do Aprendizado e CrescimentoEsta perspectiva inclui treinamento de funcionários e empresas relacionadas com as atitudes culturais individuais e corporativas de auto-aperfeiçoamento. No atual clima de rápida mudança tecnológica, está se tornando necessário que os colaboradores participem de uma aprendizagem contínua. Métricas podem ser postas em prática para orientar os gestores. O aprendizado e crescimento contínuo,constituem o fundamento essencial para o sucesso de qualquer organização.
Kaplan e Norton enfatizam que "aprender" é mais do que a "formação", mas também inclui coisas como mentores e tutores dentro da organização, bem como a facilidade de comunicação entre os colaboradores que lhes permitam facilmente obter ajuda sobre um problema quando necessário . Também inclui ferramentas tecnológicas, o que os critérios Baldrige chamam de "sistemas de trabalho de alto desempenho."
2) A perspectiva dos Processos de NegóciosEssa perspectiva se refere a processos internos do negócio. Métricas com base nesta perspectiva permite aos gestores, saber o quão bem o seu negócio está funcionando, e se seus produtos e serviços estão em conformidade com os requisitos do cliente (a missão). Essas métricas devem ser cuidadosamente projetados por aqueles que conhecem estes processos mais intimamente, com nossas missões únicas elas não são algo que pode ser desenvolvido por consultores externos.
3) A Perspectiva do ClienteFilosofia de gestão recentes têm mostrado uma crescente compreensão da importância do foco no cliente e satisfação do cliente em qualquer negócio. Estes são os principais indicadores: se os clientes não estão satisfeitos, eles acabarão por encontrar outros fornecedores que atendam suas necessidades. Mau desempenho a partir dessa perspectiva é, portanto, um indicador principal do declínio futuro, mesmo que a imagem financeira atual possa parecer boa.
No desenvolvimento de métricas para a satisfação, os clientes devem ser analisados em termos de tipos de clientes e os tipos de processos para os quais estamos oferecendo um produto ou serviço a esses grupos de clientes.
4) As Perspectivas FinanceirasKaplan e Norton não desconsideram a necessidade tradicional de medir dados financeiros. Dados financeiros precisos sempre serão uma prioridade, e os gerentes farão o que for necessário para fornecê-los. Na verdade, muitas vezes há mais do que suficiente manipulação e processamento de dados financeiros. Mas o ponto é que o momento atual e as informações sobre finanças leva a uma situação "desequilibrada" em relação a outras perspectivas. Há talvez uma necessidade de incluir outros dados relacionados às finanças, tais como avaliação de risco, custo-benefício de dados, rotatividade de colaboradores, variações dos ativos intangíveis, entre outros.
Mapeamento de estratégiaOs mapas estratégicos são ferramentas de comunicação utilizadas para contar uma história de como o valor é criado na organização. Eles mostram uma lógica, conexão passo-a-passo entre os objetivos estratégicos na forma de uma cadeia de causa e efeito. De um modo geral, melhorando o desempenho nos objetivos encontrados na perspectiva de Aprendizagem e Crescimento, permite à organização melhorar a sua perspectiva interna do processo, que por sua vez permite que a organização produza resultados desejáveis também para o cliente
Existe um software brasileiro chamado Digital Cockpit da empresa Solver que recebeu um prêmio internacional da revista Business Finance Magazine (Janeiro/2005) como um dos melhores softwares de BSC do mundo.
By The Balanced Scorecard Institure
Brésil est très bon!!
Chaque fois que vous pensez du Brésil, ce qui vient à l'esprit? Beaucoup de moments difficiles que nous vivons au Brésil, mais ces vingt dernières années ont été la croissance et les réalisations, tant économiques que sociais.Somos la cinquième économie du monde, où tout ici est grand. L'expansion territoriale, le littoral, la diversité culturelle et ethnique, notre flore et la faune ainsi que les opportunités. Alors que les employeurs continuent d'insister sur l'investissement en Europe, le Brésil reste un marché important à explorer. La décentralisation des industries dans le Sud-Est, a commencé au début des années 1990, alors que les régions qui ont été oubliés par le public, de se transformer en richesse nord pôles industriais.A est la plus rapide croissance dans le pays, mais toujours dépend de produits industriels en provenance d'autres régions, l'augmentation du produit, car de très grandes distances.
Investitionen in Brasilien
Assalto ao Caixa!!
Você que é empresário, ainda acredita que tudo que está entrando no caixa da sua empresa é seu?
Vimos frequentemente que alguns empresários confundem o apurado com o lucro, onde não aprendem a lidar com o dinheiro, não sabem fazer planos, não possuem metas definidas, desprezam pequenos valores e sempre misturam suas despesas pessoais com as da empresa.
Isso que você faz, nós chamamos de assalto ao caixa!!
Quando você define um pró-labore e faz disso um compromisso, respeitando essa retirada, você estará contribuindo para um resultado positivo para sua empresa e para sua vida pessoal.
Eu gosto de muito de dizer que;
Se voce continuar a assaltar seu caixa, provavelmente daqui há algum tempo, você não o terá mais.
Vimos frequentemente que alguns empresários confundem o apurado com o lucro, onde não aprendem a lidar com o dinheiro, não sabem fazer planos, não possuem metas definidas, desprezam pequenos valores e sempre misturam suas despesas pessoais com as da empresa.
Isso que você faz, nós chamamos de assalto ao caixa!!
Quando você define um pró-labore e faz disso um compromisso, respeitando essa retirada, você estará contribuindo para um resultado positivo para sua empresa e para sua vida pessoal.
Eu gosto de muito de dizer que;
"A sua felicidade é proporcional ao seu nível de controle" .
Se voce continuar a assaltar seu caixa, provavelmente daqui há algum tempo, você não o terá mais.
quarta-feira, 22 de junho de 2011
A origem do cartão de crédito
Em 1950, um grupo de executivos financeiros de Nova York saiu para jantar e esqueceu-se de levar dinheiro e talão de cheques. Frank MacNamara e seus convidados entraram num restaurante. Entre uma conversa e outra, terminaram o jantar e a conta foi apresentada. Só então o grupo percebeu que estava sem dinheiro ou talão de cheques. Depois de alguma discussão, o dono do restaurante concordou em deixar MacNamara pagar a conta outro dia, mediante a assinatura na nota de despesas. A partir desse episódio, MacNamara concebeu a idéia do cartão de crédito. Em 28 de fevereiro de 1950, o primeiro cartão multiuso foi emitido, o Diners Club Card, aceito em lugar de dinheiro ou cheque em 27 restaurantes. Duzentas pessoas, a maioria amigos de MacNamara, tiveram um naquele primeiro ano.
Como visto, o cartão de crédito é um facilitador em diversas situações, até para segurança do usuário, que não precisa andar com dinheiro no bolso, só precisa ter limite (no sentido de bom senso e no sentido de crédito).Se o cheque especial já possui juros incríveis, o cartão de crédito, quando mal utilizado, torna-se um problema insuportável.
Se você paga suas contas do cartão de crédito no dia do vencimento, parabéns, agora se você paga sempre atrasado, acredite que em pouquíssimo tempo, suas dívidas serão impagáveis.
Os juros praticados no mercado giram em torno de 15% ao mês ou estratosféricos 365,24% ao ano.
Se por algum acaso você se afundou em alguma destas situações, procure uma fonte de crédito com juros mais baixos, como por exemplo, crédito pessoal, cujos juros que giram em torno de 2,5% ao mês.
Se seu nome já foi para o SPC, relaxe! Daí para frente quem deve ficar sem dormir é seu credor, porque só depende de você, pagar ou não a conta.
domingo, 19 de junho de 2011
Quantumcorp Brasil
A consultoria empresarial, entendida como um serviço independente e de aconselhamento,representa um instrumento relevante de apoio à gestão das organizações contemporâneas, principalmente face ao contexto de mudanças e transformações em alta velocidade que vivemos.
A consultoria atua em qualquer setor da economia e de negócios, estudando os modelos e métodos de gestão de uma organização. A partir daí, desenvolve diagnósticos, identifica oportunidades e recomenda novas medidas e ações, sendo, portanto, um agente de mudança na organização.
Nesse cenário turbulento de mudanças e transformações nos negócios, a consultoria empresarial (interna e externa) coloca-se como uma das alternativas para dar suporte às organizações e seus dirigentes, através da sua capacidade de identificar as causas dos problemas e formular recomendações para solucioná-los, além de funcionar como catalisadora e condutora dos processos de mudança interna, visando tornar a organização mais preparada para enfrentar o ambiente competitivo.
Nossos serviços:
1. Consultoria Administrativa:
1.1 Gestão de Métodos e Processos
1.2 Sistemas de Gestão da Qualidade
1.3 Consultoria para Empresas Estrangeiras
2. Consultoria Financeira
2.1 Finanças Corporativas
2.2 Finanças Pessoais
2.3 Auditorias
3. Custos
3.1 Critérios de Acumulação / Apropriação de Custos
3.2 Custo Padrão – Avaliação / Implantação
3.3 Análise de Rentabilidade (Margem de Contribuição)
3.4 Análise de Estrutura de Produtos
3.5 Programa de Redução de Custos
3.6 Implantação de Sistema de Custos
4. Controle de Estoques
4.1 Critérios de Valorização
4.2 Acuracidade dos Registros
4.3 Rotatividade dos Estoques
4.4 Análise de Obsolescência
4.5 Análise de Volumes de Estoques
4.6 Inventários Físicos – Metodologia e Processo
4.7 Inventários Físicos – Terceirização
5. Consultoria em Logística
5.1 Processos de Compras
5.2 Planejamento de Materiais
5.3 Fluxo de Informações / Rastreabilidade de Registros
5.4 Processo de Realização Física dos Estoques
Flávio Ballardin
Graduado em Administração de Empresas e Pós-Graduado em Administração Contábil e Financeira pela Fundação Armando Álvares Penteado de São Paulo
Telefone: 84 9119.7729Skype: QuantumCorp Brasil
e-mail: quantumcorpbrasil@gmail
Natal - Rio Grande do Norte - Brasil
quinta-feira, 9 de junho de 2011
Dinheiro, muito dinheiro!
Esse é o sonho de todo adulto, ter dinheiro suficiente para comprar sua casa própria, roupas, jóias, automóveis, viajar, cuidar da saúde do corpo e da mente, enfim, desfrutar de todos os prazeres que o dinheiro pode oferecer.Ter muito dinheiro, é no que as pessoas acreditam ser o caminho da felicidade, mas por que será que apenas poucos conseguem amealhar verdadeiras fortunas e a grande maioria da população mundial vive sempre devendo? Quantas vezes você já se perguntou isso? Você que pega ônibus lotados todos os dias, trabalha em pé mais de nove horas por dia, agüentando um chefe mal humorado ou um patrão despreparado, fica sonhando com uma mega sena bem gorda, pra mandar tudo isso para o espaço e se possível, trocar até de família, começando tudo do zero, andando com um carrão zerinho ou tomando champanhe.
Estatisticamente, é mais fácil cair um raio na tua cabeça, do que ganhar na mega sena.Mas você tem um sonho, sem que seja ganhar na mega sena? Se você olhar ao seu redor, verá que tudo é fruto do sonho de alguém, desde este artigo que você está lendo até este mouse que está na sua mão. Mas sonho, só se transforma em realidade, se você realmente desejar que ele se realize.
Se você não acredita, então nem continue a ler, viva se lamentando, culpando o governo, seus pais ou o seu patrão pelos seus problemas. É mais fácil culpar os outros do que tomar atitudes corajosas.Você que já passou dos quarenta, já percebeu como a vida passou rápido, trabalhou duro, cuidou dos filhos, mas não tem nem casa própria! Chico Xavier,numa de suas frases célebres disse: “Ninguém pode começar de novo, mas qualquer um pode fazer um novo fim".
Se você tem um sonho, acredite, um dia ele se realizará, mas para isso, algumas medidas deverão ser tomadas, como colocar no papel esse sonho nos seus mínimos detalhes, planejando,definindo metas e finalmente colocando-o em prática.
Toda vez que você tem um compromisso, com hora marcada num determinado local, você age de forma automática. Sai quase em cima da hora, correndo, pega transito, estaciona em qualquer lugar ou até em local proibido, chega atrasado e se aborrece. Mas e se você colocasse tudo isso no papel, antes de sair correndo? Vamos fazer um exercício, começando a se perguntar;
Qual endereço; qual o horário do compromisso; que horas devo sair de casa; qual será o meio de transporte; se for de carro, estou habilitado, os documentos do carro estão em ordem, tem gasolina, onde deverei estacionar; tenho dinheiro para ir e voltar; qual trajeto; estou com todos os documentos para este compromisso; preciso do guarda-chuva, estou com a roupa adequada? Com todas estas perguntas você já teria preenchido quatro folhas de papel, mas tenho certeza que o índice de erro seria quase zero e o compromisso seria realizado com uma alta taxa de sucesso. Obviamente não deveremos fazer projetos para comprar um pão na esquina, mas se você quiser alcançar alguma coisa importante, comece registrando o que você quer ter. Qual é o seu sonho?
Sugiro que para se conquistar esse sonho, um bom começo é o registro de absolutamente tudo o que você ganha e tudo o que você gasta diariamente. Esse é o famoso “fluxo de caixa pessoal’.
Anote tudo numa agenda, até uma moedinha de dez centavos que você deu de esmola na rua e à noite quando chegar em casa, passe TUDO para seu fluxo de caixa.
Existem quatro erros que os pobres mais cometem:
Desprezam pequenos valores; Não sabem negociar uma compra; Não sabem fazer planos e Não aprendem a lidar com o dinheiro. Depois de trinta dias anotando tudo, com muita disciplina, você verá para onde está indo o seu dinheiro e quanta bobagem você comete, se esquecendo de pagar suas contas simplesmente porque você é desorganizado.Em poucos meses, você verá como sobrará dinheiro para você comprar aquele terreninho e fazer a casa dos teus sonhos. O segredo disso, é planejamento e disciplina.
Outra coisa que eu quero te dizer; dinheiro ganho com trabalho digno e honesto é próspero, ele não escorre entre os dedos.
terça-feira, 7 de junho de 2011
Educação Financeira
Por incrível que pareça, não existe uma matéria nas escolas que ensine, ou pelo menos, que dê noções sobre como aprender a lhe dar com o dinheiro.Mas já existe uma luz no fim do tunel.
De acôrdo com o site do senado federal "A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) aprovou nesta terça-feira (4/05/11)) requerimento de audiência pública para avaliar a oportunidade da inclusão do tema educação financeira no currículo de matemática nos ensinos fundamental e médio. A medida está prevista em projeto (PLC 171/09) originário da Câmara dos Deputados em exame na CE. Autor do pedido para o debate, ainda sem data definida, o senador Valter Pereira (PMDB-MS) manifestou dúvida sobre a validade da proposta.
De acôrdo com o site do senado federal "A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) aprovou nesta terça-feira (4/05/11)) requerimento de audiência pública para avaliar a oportunidade da inclusão do tema educação financeira no currículo de matemática nos ensinos fundamental e médio. A medida está prevista em projeto (PLC 171/09) originário da Câmara dos Deputados em exame na CE. Autor do pedido para o debate, ainda sem data definida, o senador Valter Pereira (PMDB-MS) manifestou dúvida sobre a validade da proposta.
Para o senador, a inserção de novos temas e disciplinas na grade escolar exige mais "produção" de professores e alunos, sem que isso signifique necessariamente ganhos na qualidade do ensino. Ao contrário, ele considera que o efeito pode ser contrário, "pondo em risco" a qualidade da educação. Por isso, o senador considera que a audiência seja útil para debater a tendência de ampliação dos temas, e não apenas o projeto em tramitação, apresentado à Câmara pelo deputado Lobbe Neto (PDB-SP).
Serão convidados para o debate representantes do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), da União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime), da Associação Nacional das Universidades Particulares (Anup) e da Associação dos Dirigentes de Instituições Federais do Ensino Superior (Adifes).
A matéria está sendo relatada pela senadora Fátima Cleide (PT-RO), que também preside a comissão. Ele ofereceu parecer pela aprovação, mas com emendas para definir que a educação financeira constituirá tema transversal dos currículos e não assunto exclusivo da disciplina matemática. A matéria está sendo examinada em decisão terminativa na CE."
A falta de educação financeira, leva as pessoas consumirem muito além de sua capacidade produtiva, onde literalmente acabam jogando dinheiro fora.
Assinar:
Postagens (Atom)