Uma pessoa que estava ao nosso lado completou: "isso também acontece no dia a dia dentro da empresa. O pessoal não quer mais ler instruções para realizar uma determinada atividade e ficam importunando os demais com perguntas. A gente acaba perdendo um tempão com certas pessoas assim", diz ele.
O que fazer em casos assim no nosso dia a dia de trabalho?
Certamente muita gente deixaria de fazer um monte de perguntas durante as atividades práticas de um curso ou durante a realização de tarefas diárias se conhecessem (e aplicassem) a expressão RTFM que aqui vamos, numa versão educada, entender como Read The Fine Manual, que quer dizer: "leia o bendito manual". É uma instrução geralmente dada em resposta quando é feita uma pergunta a uma pessoa e ela tem que responder sabendo que essa pergunta poderia ter sido facilmente resolvida com uma leitura do manual ou instruções.
É bem verdade que a gente cresce com esse mau costume de não dar atenção a manuais, com a idéia de que são complicados, não trazem uma resposta mastigada, mas, de qualquer forma, manuais de instruções ou qualquer norma são elaborados para ajudar, em qualquer situação. Quer ver alguns exemplos?
Quando estiver participando de alguma atividade, seja acadêmica, ou seja, dentro da sua organização, acostume-se a ler com atenção as instruções para aquilo que tiver que realizar, especialmente se estiver em uma atividade em conjunto com outras pessoas. Feliz ou infelizmente, todos nós temos a capacidade de entendimento diferente a respeito de um mesmo assunto. Pense que ao descrever instruções, alguém se esforçou para facilitar o entendimento de uma atividade ou de um produto.
Quando seu carro apresentar qualquer tipo de pane, especialmente naquela hora da noite, em um lugar deserto, experimente fazer uma consulta ao manual do usuário que costuma ficar no porta-luvas. Possivelmente você terá uma resposta e solução sem precisar se desesperar e chamar o pessoal do guincho ou seus parentes para te ajudarem.
Se seu computador apresentar um problema qualquer, experimente ler um manual de instruções antes de chamar/convocar o técnico, evitando assim gastos desnecessários.
Se você trabalha na área de atendimento e tem que responder a uma dúvida de um cliente, antes de ficar perguntando/telefonando para todo mundo da sua área ou de outras áreas como funciona determinado produto ou processo, leia o bendito manual de procedimentos. Assim não importunará outras pessoas e áreas com perguntas desnecessárias, evitará que seu cliente fique esperando uma resposta.
* Nelson Fukuyama autor deste artigo, é Diretor da Yama Educacional.
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