segunda-feira, 4 de julho de 2011

Operacional x Estratégico

Normalmente quando trabalhamos, mergulhamos em nossos problemas, nos prazos que provavelmente não serão cumpridos, nas dificuldades mais elementares e acabamos transformando tudo isso num monstro.
Quantas noites ficamos sem dormir, sem saber sair de uma situação complicada ou até mesmo, como resolver a falta de comprometimento do nosso fornecedor. Stress, dores de cabeça, falta de tempo, irritação no trabalho, no trânsito e até em casa com a família.Aí a educação, o amor, a paciência vão para o espaço, porque as pessoas em volta de voce, que também vivem mergulhadas no trabalho acabam explodindo.
Esse é o momento de parar e observar que voce somente se envolve no operacional e para voce, o estratégico é apenas uma utopia.
Só para esclarecer,Utopia é um termo inventado por Thomas More que serviu de título a uma de suas obras escritas em latim por volta de 1516. Segundo a versão de vários historiadores, More se fascinou pelas narrações extraordinárias de Américo Vespucio sobre a recém avistada ilha de Fernando de Noronha, em 1503. More decidiu então escrever sobre um lugar novo e puro onde existiria uma sociedade perfeita.
 O "utopismo" consiste na idéia de idealizar não apenas um lugar, mas uma vida, um futuro, ou qualquer outro tipo de coisa, numa visão fantasiosa e normalmente contrária ao mundo real. O utopismo é um modo absurdamente otimista de ver as coisas do jeito que gostaríamos que elas fossem.
O estratégico funciona para voce planejar e medir suas ações.Serve para voce sair do sonho, passar pela ponte e construir a realidade.No meu modo de ver, é como se o estratégico fosse o andar de cima e o operacional o andar de baixo. Primeiro voce cria metas, planeja, organiza, desenha, cria métricas, distribui tarefas, aí sim vai para a execução.

2 comentários:

  1. Acho fantástico a forma como voce descreve a realidade Flávio, é bem por aí mesmo.
    Depois que comecei a aplicar a visão estratégica na minha vida, tudo ficou melhor, mais fácil e prazeroso de ser feito. O melhor de tudo é olhar para os resultados e assinar em baixo uma coisa bem feita por nós mesmos!
    Parabéns pelo blog mais uma vez e espero continuar aprendendo sempre contigo!!
    Um forte abraço!

    ResponderExcluir
  2. Caro Flávio,

    Concordo 100% com você!!!

    Nada se constrói apenas com sonhos ou com ações isoladamente. Sorte, nada mais é que: 1 SONHO associado a 1 ou mais AÇÕES. ANA ALZIRA

    ResponderExcluir