quarta-feira, 27 de julho de 2011

Rio Grande do Norte - Terra de Oportunidades

No fim do século XIX e no ínício dos anos 1950, o Brasil sofreu mudanças significativas devido às grandes ondas de imigrantes. A primeira leva foi por conta da substituição da mão-de-obra escrava e a segunda leva, por não haver trabalho na Europa e na Ásia, consequência da destruição da segunda guerra mundial. Estes imigrantes foram concentrados nas regiões sul e sudeste do país gerando nas décadas subsequentes, uma grande concentração de trabalho e renda, devido as novas "tecnologias" trazidas por estes imigrantes, fazendo com que as demais regiões do Brasil, permanecessem à deriva.
A partir dos anos 1960, houve o início da onda migratória vinda do nordeste em direção ao sudeste em busca de trabalho e de uma perspectiva de melhoria de vida.Os migrantes nordestinos, deram um novo salto na economia do país, gerando mais riqueza e proporcionando aos seus filhos, estudo e novas oportunidades de trabalho.Na década de 1990, houve a descentralização das indústrias, cabendo aos grandes centros, a prestação de serviços.Com isso foram gerados mais empregos na prestação de serviços nas capitais e no interior do país, empregos na indústria, construção civil e no agribusiness.Nos anos da década de 2000, iniciou-se uma nova onda migratória, desta vez vinda dos grandes centros do sudeste, em direção ao interior, ao centro-oeste e ao nordeste.
O nordeste brasileiro nestes dez ultimos anos tem sido alvo de grandes investimentos imobiliários, porém com a crise de 2008 nos países desenvolvidos, estes investimentos praticamente secaram. Porém quando me refiro à grandes oportunidades, me refiro especialmente ao Rio Grande do Norte. http://pt.wikipedia.org/wiki/Rio_Grande_do_Norte

O estado tem definido em seu planejamento estratégico para os próximos quatro anos, investimentos da ordem de R$ 15 bilhões financiados pelos BNDES. A informação foi confirmada pelo secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico, Benito Gama. Uma das molas propulsoras será o evento da Copa do Mundo de 2014 e o outro o novo aeroporto. 


O Aeroporto Internacional de Cargas e Passageiros da Grande Natal / São Gonçalo do Amarante, é um novo complexo aeroportuário brasileiro sendo construído na região metropolitana de Natal, mais especificamente localizado no município de São Gonçalo do Amarante, distante 40 quilômetros da capital do estado do Rio Grande do Norte.
Visto como uma das alavancas para a economia potiguar nos próximos anos, sua previsão de inauguração é até abril de 2014 a tempo do mundial da copa do mundo.
Orçado em R$ 800 milhões só na primeira fase, o complexo aeroportuário será o quarto hub brasileiro, o primeiro aeroporto do país administrado pela iniciativa privada, o maior aeroporto da América Latina, e o sétimo maior do mundo, com capacidade para — quando totalmente concluído — de aproximadamente 40 milhões de passageiros.
Projetado para ser intermodal (transporte de passageiros e de cargas), o futuro aeroporto terá capacidade para receber várias aeronaves A380 ao mesmo tempo - maior avião comercial de passageiros da história. Quando estiver totalmente instalado, o Aeroporto de São Gonçalo terá capacidade para abrigar, em seu pátio, 156 aviões do porte do A380.
Este aeroporto convergirá toda a carga que venha de outros países em direção a America do Sul, refazendo sua transferência.
Serão gerados milhares de postos de trabalho, onde novas empresas deverão vir para o estado, trazendo migrantes, tecnologia, desenvolvimento e riqueza.
Venha investir e viver no Rio Grande do Norte; terra de gente feliz !

Nenhum comentário:

Postar um comentário