quinta-feira, 9 de junho de 2011

Dinheiro, muito dinheiro!

Esse é o sonho de todo adulto, ter dinheiro suficiente para comprar sua casa própria, roupas, jóias, automóveis, viajar, cuidar da saúde do corpo e da mente, enfim, desfrutar de todos os prazeres que o dinheiro pode oferecer.Ter muito dinheiro, é no que as pessoas acreditam ser o caminho da felicidade, mas por que será que apenas poucos conseguem amealhar verdadeiras fortunas e a grande maioria da população mundial vive sempre devendo? Quantas vezes você já se perguntou isso? Você que pega ônibus lotados todos os dias, trabalha em pé mais de nove horas por dia, agüentando um chefe mal humorado ou um patrão despreparado, fica sonhando com uma mega sena bem gorda, pra mandar tudo isso para o espaço e se possível, trocar até de família, começando tudo do zero, andando com um carrão zerinho ou tomando champanhe.
Estatisticamente, é mais fácil cair um raio na tua cabeça, do que ganhar na mega sena.Mas você tem um sonho, sem que seja ganhar na mega sena? Se você olhar ao seu redor, verá que tudo é fruto do sonho de alguém, desde este artigo que você está lendo até este mouse que está na sua mão. Mas sonho, só se transforma em realidade, se você realmente desejar que ele se realize.
Se você não acredita, então nem continue a ler, viva se lamentando, culpando o governo, seus pais ou o seu patrão pelos seus problemas. É mais fácil culpar os outros do que tomar atitudes corajosas.
Você que já passou dos quarenta, já percebeu como a vida passou rápido, trabalhou duro, cuidou dos filhos, mas não tem nem casa própria! Chico Xavier,numa de suas frases célebres disse: “Ninguém pode começar de novo, mas qualquer um pode fazer um novo fim".
Se você tem um sonho, acredite, um dia ele se realizará, mas para isso, algumas medidas deverão ser tomadas, como colocar no papel esse sonho nos seus mínimos detalhes, planejando,definindo metas e finalmente colocando-o em prática.
Toda vez que você tem um compromisso, com hora marcada num determinado local, você age de forma automática. Sai quase em cima da hora, correndo, pega transito, estaciona em qualquer lugar ou até em local proibido, chega atrasado e se aborrece. Mas e se você colocasse tudo isso no papel, antes de sair correndo? Vamos fazer um exercício, começando a se perguntar;
Qual endereço; qual o horário do compromisso; que horas devo sair de casa; qual será o meio de transporte; se for de carro, estou habilitado, os documentos do carro estão em ordem, tem gasolina, onde deverei estacionar; tenho dinheiro para ir e voltar; qual trajeto; estou com todos os documentos para este compromisso; preciso do guarda-chuva, estou com a roupa adequada? Com todas estas perguntas você já teria preenchido quatro folhas de papel, mas tenho certeza que o índice de erro seria quase zero e o compromisso seria realizado com uma alta taxa de sucesso. Obviamente não deveremos fazer projetos para comprar um pão na esquina, mas se você quiser alcançar alguma coisa importante, comece registrando o que você quer ter. Qual é o seu sonho?
Sugiro que para se conquistar esse sonho, um bom começo é o registro de absolutamente tudo o que você ganha e tudo o que você gasta diariamente. Esse é o famoso “fluxo de caixa pessoal’.
Anote tudo numa agenda, até uma moedinha de dez centavos que você deu de esmola na rua e à noite quando chegar em casa, passe TUDO para seu fluxo de caixa.
Existem quatro erros que os pobres mais cometem:
Desprezam pequenos valores; Não sabem negociar uma compra; Não sabem fazer planos e Não aprendem a lidar com o dinheiro. Depois de trinta dias anotando tudo, com muita disciplina, você verá para onde está indo o seu dinheiro e quanta bobagem você comete, se esquecendo de pagar suas contas simplesmente porque você é desorganizado.Em poucos meses, você verá como sobrará dinheiro para você comprar aquele terreninho e fazer a casa dos teus sonhos. O segredo disso, é planejamento e disciplina.
Outra coisa que eu quero te dizer; dinheiro ganho com trabalho digno e honesto é próspero, ele não escorre entre os dedos.


Um comentário:

  1. Acho impressionante o poder da "disciplina, disciplina, disciplina" como diria Emmanuel.

    Ano passado ganhava mais do que esse ano entretanto, economizava menos que no ano corrente. Esse ano, graças à disciplina, tenho conseguido economizar mais que antes, mesmo tendo uma receita menor.

    Agora consigo ver uma luz para fugir da corrida dos ratos.

    Um forte abraço!

    ResponderExcluir