terça-feira, 7 de junho de 2011

Educação Financeira

Por incrível que pareça, não existe uma matéria nas escolas que ensine, ou pelo menos, que dê noções sobre como aprender a lhe dar com o dinheiro.Mas já existe uma luz no fim do tunel.
De acôrdo com o site do senado federal "A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) aprovou nesta terça-feira (4/05/11)) requerimento de audiência pública para avaliar a oportunidade da inclusão do tema educação financeira no currículo de matemática nos ensinos fundamental e médio. A medida está prevista em projeto (PLC 171/09) originário da Câmara dos Deputados em exame na CE. Autor do pedido para o debate, ainda sem data definida, o senador Valter Pereira (PMDB-MS) manifestou dúvida sobre a validade da proposta.
Para o senador, a inserção de novos temas e disciplinas na grade escolar exige mais "produção" de professores e alunos, sem que isso signifique necessariamente ganhos na qualidade do ensino. Ao contrário, ele considera que o efeito pode ser contrário, "pondo em risco" a qualidade da educação. Por isso, o senador considera que a audiência seja útil para debater a tendência de ampliação dos temas, e não apenas o projeto em tramitação, apresentado à Câmara pelo deputado Lobbe Neto (PDB-SP).
Serão convidados para o debate representantes do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), da União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime), da Associação Nacional das Universidades Particulares (Anup) e da Associação dos Dirigentes de Instituições Federais do Ensino Superior (Adifes).
A matéria está sendo relatada pela senadora Fátima Cleide (PT-RO), que também preside a comissão. Ele ofereceu parecer pela aprovação, mas com emendas para definir que a educação financeira constituirá tema transversal dos currículos e não assunto exclusivo da disciplina matemática. A matéria está sendo examinada em decisão terminativa na CE."
A falta de educação financeira, leva as pessoas consumirem muito além de sua capacidade produtiva, onde literalmente acabam jogando dinheiro fora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário