quarta-feira, 29 de junho de 2011

O que é Balanced Scorecard?

 
O balanced scorecard é um planejamento estratégico e sistema de gestão que é amplamente utilizado no mundo dos negócios, da indústria, governos e organizações sem fins lucrativos em todo o mundo para alinhar as atividades de negócios para a visão e a estratégia da organização, melhorar a comunicação interna e externa, e monitorar o desempenho da organização. Foi originado pelos drs. Robert Kaplan (Harvard Business School) e David Norton como um quadro de avaliação de desempenho que acrescentou medidas estratégicas de desempenho não financeiros às tradicionais métricas financeiras, para dar aos gestores e executivos uma visão mais "equilibrada" do desempenho organizacional. Enquanto o scorecard ia sendo desenvolvido no início dos anos 1990, a General Electric já trabalhava com seus relatórios de medição de desempenho desde os anos 1950 adaptando  o Tableau de Bord (literalmente um painel de medidas de desempenho), desenvolvido em meados do século 20 por engenheiros franceses.
O balanced scorecard evoluiu a partir do seu uso precoce como uma estrutura simples de medição de desempenho para um planejamento estratégico e sistema de gestão. O balanced scorecard "novo" transforma um plano estratégico de uma organização  num documento atraente. Ele fornece uma estrutura que não só fornece medições de desempenho, mas ajuda os planejadores a identificar o que deve ser feito e medido. Ele permite que os executivos realmente executem suas estratégias.
Esta nova abordagem à gestão estratégica, foi detalhada em uma série de artigos e livros pelos drs. Kaplan e Norton reconhecendo alguns dos pontos fracos e imprecisões de abordagens de gestão. A abordagem do balanced scorecard fornece uma prescrição clara sobre o que as empresas devem medir, a fim de "equilíbrar" suas perspectivas financeiras. O balanced scorecard é um sistema de gestão (não apenas um sistema de medição) que permite que as organizações esclareçam sua visão e estratégia a fim de traduzi-los em ação. Ele fornece um retorno em torno de ambos os processos internos do negócio e dos resultados externos, a fim de melhorar continuamente o desempenho estratégico e de seus resultados. Quando totalmente implantado, o balanced scorecard transforma o planejamento estratégico em um centro nervoso da empresa.
Kaplan e Norton descrevem a inovação do balanced scorecard como segue:
"O balanced scorecard mantém medidas financeiras tradicionais. Mas as medidas financeiras contam a história de eventos passados, uma história adequada para as empresas da era industrial para o qual os investimentos em longo prazo capacidades e relacionamentos com os clientes não eram críticos para o sucesso. Estas medidas financeiras são inadequadas, no entanto , para orientar e avaliar o caminho que as empresas da era da informação devem fazer para criar valor futuro através do investimento em clientes, fornecedores, funcionários, processos, tecnologia e inovação. "
PerspectivasO balanced scorecard sugere que a visão da organização deve ser feita sob quatro perspectivas, sendo elas;
1) A perspectiva do Aprendizado e CrescimentoEsta perspectiva inclui treinamento de funcionários e empresas relacionadas com as atitudes culturais individuais e corporativas de auto-aperfeiçoamento. No atual clima de rápida mudança tecnológica, está se tornando necessário que os colaboradores participem de uma aprendizagem contínua. Métricas podem ser postas em prática para orientar os gestores. O aprendizado e crescimento contínuo,constituem o fundamento essencial para o sucesso de qualquer organização.
Kaplan e Norton enfatizam que "aprender" é mais do que a "formação", mas também inclui coisas como mentores e tutores dentro da organização, bem como a facilidade de comunicação entre os colaboradores que lhes permitam facilmente obter ajuda sobre um problema quando necessário . Também inclui ferramentas tecnológicas, o que os critérios Baldrige chamam de "sistemas de trabalho de alto desempenho."
2) A perspectiva dos Processos de NegóciosEssa perspectiva se refere a processos internos do negócio. Métricas com base nesta perspectiva permite aos gestores, saber o quão bem o seu negócio está funcionando, e se seus produtos e serviços estão em conformidade com os requisitos do cliente (a missão). Essas métricas devem ser cuidadosamente projetados por aqueles que conhecem estes processos mais intimamente, com nossas missões únicas elas não são algo que pode ser desenvolvido por consultores externos.
3) A Perspectiva do ClienteFilosofia de gestão recentes têm mostrado uma crescente compreensão da importância do foco no cliente e satisfação do cliente em qualquer negócio. Estes são os principais indicadores: se os clientes não estão satisfeitos, eles acabarão por encontrar outros fornecedores que atendam suas necessidades. Mau desempenho a partir dessa perspectiva é, portanto, um indicador principal do declínio futuro, mesmo que a imagem financeira atual possa parecer boa.
No desenvolvimento de métricas para a satisfação, os clientes devem ser analisados ​​em termos de tipos de clientes e os tipos de processos para os quais estamos oferecendo um produto ou serviço a esses grupos de clientes.
4) As Perspectivas FinanceirasKaplan e Norton não desconsideram a necessidade tradicional de medir dados financeiros. Dados financeiros precisos sempre serão uma prioridade, e os gerentes farão o que for necessário para fornecê-los. Na verdade, muitas vezes há mais do que suficiente manipulação e processamento de dados financeiros. Mas o ponto é que o momento atual e as informações sobre finanças leva a uma situação "desequilibrada" em relação a outras perspectivas. Há talvez uma necessidade de incluir outros dados relacionados às finanças, tais como avaliação de risco, custo-benefício de dados, rotatividade de colaboradores, variações dos ativos intangíveis, entre outros.
Mapeamento de estratégiaOs mapas estratégicos são ferramentas de comunicação utilizadas para contar uma história de como o valor é criado na organização. Eles mostram uma lógica, conexão passo-a-passo entre os objetivos estratégicos na forma de uma cadeia de causa e efeito. De um modo geral, melhorando o desempenho nos objetivos encontrados na perspectiva de Aprendizagem e Crescimento, permite à organização melhorar a sua perspectiva interna do processo, que por sua vez permite que a organização produza resultados desejáveis ​​também para o cliente

Existe um software brasileiro chamado Digital Cockpit da empresa Solver que recebeu um prêmio internacional da revista Business Finance Magazine (Janeiro/2005) como um dos melhores softwares de BSC do mundo.

By The Balanced Scorecard Institure

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