sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Manda quem pode, obedece quem tem juízo!

Essa é realmente uma frase idiota, que ainda vem sendo cultivada em empresas arcaicas sob a égide do poder. Com certeza, esse é um time comandado por senhores feudais onde acreditam que aos gritos ou com total desreipeito às pessoas e à hierarquia, os resultados serão obtidos. Tenho visitado empresas onde nem existem organogramas !
Qualquer que seja o tamanho da empresa, é fundamental que os funcionários, líderes,diretores e até os sócios da empresa, saibam respeitar a hierarquia e as regras de cada corporação.Em hipótese alguma o dono da empresa deve atropelar a hierarquia.
Pensando nisso, cabe a você, líder de uma equipe, seja como dono de uma pequena empresa ou como supervisor de determinado departamento ou até presidente de uma multinacional, observar melhor sua relação com seus subordinados e como tem se comportado neste aspecto.

Busque o equilíbrio
Lidar com pessoas é sempre algo desafiador. Encontrar sua dose certa de liderança é o segredo para atingir uma equipe unida, ativa, motivada e interessada pelo trabalho.
Caso você seja amigo demais, poderá fazer com que o grupo não o visualize como chefe, perdendo a referência de quem é quem, ou melhor, quem manda em quem.
Já se você se mostrar autoritário demais, poderá colocar diante de seus funcionários uma grande barreira, mantendo-os sempre distantes de você, perdendo até uma grande oportunidade de ouvir o que eles têm a dizer e melhorar a performance da empresa.

Respeito e medo: fim aos exageros
Lembre-se que nada em excesso é positivo. Por isso, adote junto à sua equipe um relacionamento de companheirismo, confiança, deixando, no entanto, sempre bem claras as posições. Não abuse de seu poder, mas não deixe que invadam o seu espaço. Caso contrário, o jogo se inverte e sua autoridade será colocada sempre à prova.
Evite também que o respeito em relação a você se transforme em medo. Isto poderá gerar distanciamento, impedindo que conheça melhor sua equipe e acompanhe o desenvolvimento das atividades.
Estabeleça um relacionamento onde todos são ouvidos, e faça-se respeitar. Lembre-se que a hierarquia é algo a ser sempre seguido. Disso dependerá o bom andamento das atividades do grupo e, principalmente, o seu relacionamento com a equipe.
Seja solidário, companheiro; divida as responsabilidades. Abrace os compromissos de sua equipe, já que você também faz parte dela. Não abuse do poder e não cultive o medo no grupo, por meio de ameaças ou chantagens. Pense a respeito: você não precisa disso para buscar melhores resultados de seu pessoal.

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