terça-feira, 13 de setembro de 2011

Microempresário brasileiro, histórias de sucesso!

Você que sempre sonhou em ser empresário, em ser “dono do seu próprio nariz”, já fez alguma coisa para que isso se realizasse?

Mas você já fez uma pesquisa para saber todas as regras do jogo?

Todas as vezes que você entra para apenas jogar um jogo, você precisa saber as suas regras, senão logo de cara, você pode por tudo a perder.

Quando é apenas um jogo, a única coisa que você pode perder é o seu tempo, dar algumas boas risadas e até passar por algum constrangimento na frente dos amigos.

Para começar a jogar e se divertir, você precisa se instruir, saber como é o mecanismo do jogo, se seu corpo e mente estão aptos, se agüentam o tempo regulamentar ou até se sua família permite.

Para jogar, se divertir, competir e ganhar o jogo, aí existem muito mais coisas do que simplesmente saber a regra do jogo.

Fazendo uma analogia entre um jogo e ter uma empresa, vemos que tanto o empresário, quanto o jogador (player), precisam fundamentalmente conhecer a regra do jogo, aprender a jogar, escolher um bom time, preparar-se física e psicologicamente, fazer planejamento, criar táticas e estratégias, definir metas, adquirir um bom material, estudar o campo da competição, o seu oponente e divulgar para todo mundo seus feitos positivos.

E o que precisa para começar essa brincadeira?

Coragem!

Eu percebi que você sorriu, sabe por quê? Não é todo mundo que tem coragem de largar seu empreguinho e começar um empreendimento. O ser humano, sempre tende ao caminho mais fácil, estudar um pouco, fazer concurso público e pimba! Aí é só encostar a barriga na mesa, fazer de conta que está trabalhando, no MSN e esperar alguns anos para a aposentadoria...

A sensação de estar protegido é ótima, mas é realmente isso que você quer? A sensação de fazer bons negócios, de assumir riscos ou uma posição de destaque no mercado, de ser reconhecido pelos seus funcionários, pelos seus clientes e pelos fornecedores e no fim de tudo isso, ganhar bastante dinheiro, não tem preço.

Apesar de toda a carga tributária, da burocracia, da corrupção, da falta de qualificação da mão-de-obra, dos altos custos de transporte, dos apadrinhamentos, etc., etc., etc. acredito que o Brasil é um lugar de grandes oportunidades.

É só você sair dos grandes centros e perceberá que o mercado é completamente aberto, porque muitos empresários são amadores.

Eu chamo de amadores, todos aqueles indivíduos, ou empresários, se assim podemos qualificá-los, os que se comportam perante o mercado e aos seus funcionários, como se estivessem no século XIX.

Desconhecem ou não se importam com um possível ataque da concorrência, acreditam que pagando qualquer coisa para seus funcionários, aquilo vai andar assim mesmo. Enquanto ele finge que paga, seu empregado finge que trabalha transformando esta empresa numa bomba relógio com data e hora para explodir.

Por que quando um brasileiro decide ir para os Estados Unidos e resolve trabalhar lavando pratos e privadas, não necessariamente nesta mesma ordem, dezoito horas por dia, sete dias por semana, consegue juntar dinheiro? E se ele fizer a mesma coisa aqui, na sua empresa, falando a mesma língua sem ter que se esconder da imigração e com todos os seus direitos assegurados?

Quanto custa para abrir uma empresa, o que precisa para abrir uma empresa?

Procure um Contabilista, ele fará todas as explanações necessárias e exporá uma lista de documentos obrigatórios que deverão ser produzidos e apresentados à Junta Comercial, Receita Federal, ao Estado e também ao seu Município. É o contabilista que fará todo e qualquer registro da movimentação de sua empresa, tanto na compra e entrada, quanto na venda e saída de mercadorias; na admissão ou demissão de funcionários e nos cálculos dos tributos a serem recolhidos.

Procure um Administrador de Empresas, para a estruturação e o planejamento estratégico, para a precificação de seu produto e o controle financeiro, para o controle de estoques ou fazer um bom plano de marketing, para treinar seu pessoal de vendas ou até mesmo para desenhar seus processos internos.

Procure o profissional certo para cada tipo de necessidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário